fev 232018
 
Bike Fite da Bike Tech

Para ser um ciclista, amador ou profissional, é preciso mais do que uma bicicleta. É necessário o Trek Bike Fit.

O Trek Bike Fit é um processo que ajusta a bicicleta de acordo com a análise de todos os movimentos do ciclista. Só assim é possível alcançar a conexão perfeita entre a bike e o atleta e garantir a melhor prática do esporte com equilíbrio entre performance e conforto.

Nós sabemos que qualquer movimento errado pode resultar em uma lesão, desconforto e queda no rendimento.

Para resolver esses problemas, a Trek apoiou o trabalho do Dr. Mark Timmerman (Professor Clínico adjunto de Medicina Esportiva na Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin) no desenvolvimento do Trek Bike Fit.

De acordo com o Dr. Timmerman: “O Trek Bike Fit acredita que os ciclistas não deveriam ser ‘corrigidos’. Diferente dos outros sistemas de ajuste, nós fazemos a bicicleta trabalhar em função do corpo.”

Entenda as etapas do Trek Bike Fit.

  • Entrevista
  • Avaliação Física
  • Ajuste de Precisão
  • Registro, orientação e acompanhamento.

Entrevista

Quando o ciclista dá início ao sistema Bike Fit ele passa por uma entrevista.

Nesse momento, o ajustador (profissional capacitado para conduzir o Bike Fit) vai conversar com o atleta para entender as necessidades dele. Entenda que o ajuste para um atleta amador não é o mesmo para um atleta profissional, pois os movimentos são diferentes.

Nessa etapa também são discutidas as dificuldades, dores e desconfortos do atleta. Tudo isso será considerado nas próximas etapas.

Avaliação Física

A avaliação física é importante para realizar todo o mapeamento da postura do ciclista. Os movimentos do corpo, os limites da flexibilidade das costas e as posições dos pés, joelhos, quadris, costas e ombros são alguns dos pontos anotados.

O entendimento completo da estrutura física do cliente é imprescindível para o ajuste da bicicleta.

Ajuste de Precisão

Com todas as informações anteriores do ciclista, agora é a hora de ajustar a bicicleta.

Esse processo é feito por etapas.

Primeiramente, são estabelecidas as posições iniciais na bicicleta e feita a avaliação do encaixe.

Depois, todas as partes da bicicleta são ajustadas em função da forma como o ciclista pedala. Desde a configuração da sapatilha, alinhamento dos tacos, até a configuração adequada do selim, largura do guidão e configuração da altura e comprimento do avanço para se ajustar a parte superior do corpo.

Registro, orientação e acompanhamento

O ajustador faz o registro de todo o procedimento. Isso é essencial para poder estabelecer um ponto de comparação caso o atleta sofra algum desconforto no futuro.

O feedback do ciclista também é muito importante nessa hora.

O bem-estar é o mais importante no processo de Bike Fit, então é necessário que os ajustes sejam naturais e promovam o conforto, a precisão dos movimentos e a saúde.

A Bike Tech conta com profissionais altamente capacitados e é autorizada a prestar o serviço Trek Bike Fit.

O profissional responsável por aplicar esse método é o Nilton Barbos, com certificado conquistado após passar por um treinamento trazido dos Estados Unidos pela Trek Brasil. Ele já conta com mais de 29 anos de experiência no trabalho com bicicletas e é formado em engenharia mecânica, o que amplia ainda mais a visão sobre o impacto dos ajustes sobre o desempenho e conforto dos atletas.

Ligue para nós e tire suas dúvidas!

Conheça o poder da precisão à favor do esporte.

 Posted by at 18:15

Sorry, the comment form is closed at this time.