Como andar de bike em segurança nas vias públicas

 Notícias  Comentários desativados em Como andar de bike em segurança nas vias públicas
mar 212018
 
Homem andando de bike em uma ciclovia

Se você observar com atenção, vai notar que os motoristas olham para baixo e para frente. Você já deve ter percebido isso enquanto pedalava de bike no trânsito.

Não precisa ser nenhum detetive investigativo para matar a charada. Eles estão olhando para o celular enquanto dirigem, podem não estar vendo você em sua bike.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a Abramet, cerca de 150 mortes acontecem por pessoas que usam o celular enquanto dirigem. A terceira maior causa de mortes no trânsito no país.

Infelizmente, muitas vezes não dá para contar com o poder público para melhorar a sinalização, fiscalização e a implementação de ciclovias. Então temos que nos virar para nos protegermos de motoristas irresponsáveis.

Medidas de segurança que todo ciclista deve seguir para andar com sua bike em segurança

Pedalar em segurança nas estradas exige alguns cuidados. Eis alguns deles:

A primeira dica é mais básica: faça um esforço para se tornar mais visível. Use roupas chamativas a todo custo e abuse das luzes piscantes mesmo durante o dia. Fique sempre atento a promoções de equipamentos de segurança

Procure fazer contato visual com os motoristas em cruzamentos e rotatórias. Se você não conseguir, é possível assumir que o motorista não viu você, então proceda com mais cautela.

Assuma que, se o motorista pode fazer algo estúpido, ele vai fazer. Um pouco de direção defensiva nunca é demais. Prepare-se para agir de acordo em situações como essa.

Impeça aquela opção “dá para passar do ladinho do cara de bicicleta”. Os motoristas devem respeitar uma distância de 1,5 metro entre o ciclista e o automóvel, mas em algumas áreas mais afastadas do centro urbano há apenas o espaço para um caminhão pequeno passar sozinho. Nesses casos, trafegue a uma distância de um metro do meio-fio, impossibilitando o motorista de tirar uma fina ao seu lado para fazer uma ultrapassagem. A maioria dos motoristas não se importarão se você permitir a ultrapassagem em uma parte mais espaçosa e segura da via mais à frente.

Ser um ciclista é um desafio de paciência. Entre ter a razão e ser paciente e amigável, não tente forçar algo só porque você está certo. Principalmente se a pessoa errada está dentro de uma máquina de uma tonelada e você apenas está vestido de lycra.

Por fim, escolha vias mais tranquilas. Certamente não faltam opções de vias tranquilas e ótimas para a prática do ciclismo.

Você poderia dividir com a gente um lugar calmo, interessante e seguro para pedalar? Deixe nos comentários!

Precision Fit. A bike se ajusta ao atleta.

 Notícias  Comentários desativados em Precision Fit. A bike se ajusta ao atleta.
fev 232018
 
Bike Fite da Bike Tech

Para ser um ciclista, amador ou profissional, é preciso mais do que uma bicicleta. É necessário o Trek Bike Fit.

O Trek Bike Fit é um processo que ajusta a bicicleta de acordo com a análise de todos os movimentos do ciclista. Só assim é possível alcançar a conexão perfeita entre a bike e o atleta e garantir a melhor prática do esporte com equilíbrio entre performance e conforto.

Nós sabemos que qualquer movimento errado pode resultar em uma lesão, desconforto e queda no rendimento.

Para resolver esses problemas, a Trek apoiou o trabalho do Dr. Mark Timmerman (Professor Clínico adjunto de Medicina Esportiva na Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin) no desenvolvimento do Trek Bike Fit.

De acordo com o Dr. Timmerman: “O Trek Bike Fit acredita que os ciclistas não deveriam ser ‘corrigidos’. Diferente dos outros sistemas de ajuste, nós fazemos a bicicleta trabalhar em função do corpo.”

Entenda as etapas do Trek Bike Fit.

  • Entrevista
  • Avaliação Física
  • Ajuste de Precisão
  • Registro, orientação e acompanhamento.

Entrevista

Quando o ciclista dá início ao sistema Bike Fit ele passa por uma entrevista.

Nesse momento, o ajustador (profissional capacitado para conduzir o Bike Fit) vai conversar com o atleta para entender as necessidades dele. Entenda que o ajuste para um atleta amador não é o mesmo para um atleta profissional, pois os movimentos são diferentes.

Nessa etapa também são discutidas as dificuldades, dores e desconfortos do atleta. Tudo isso será considerado nas próximas etapas.

Avaliação Física

A avaliação física é importante para realizar todo o mapeamento da postura do ciclista. Os movimentos do corpo, os limites da flexibilidade das costas e as posições dos pés, joelhos, quadris, costas e ombros são alguns dos pontos anotados.

O entendimento completo da estrutura física do cliente é imprescindível para o ajuste da bicicleta.

Ajuste de Precisão

Com todas as informações anteriores do ciclista, agora é a hora de ajustar a bicicleta.

Esse processo é feito por etapas.

Primeiramente, são estabelecidas as posições iniciais na bicicleta e feita a avaliação do encaixe.

Depois, todas as partes da bicicleta são ajustadas em função da forma como o ciclista pedala. Desde a configuração da sapatilha, alinhamento dos tacos, até a configuração adequada do selim, largura do guidão e configuração da altura e comprimento do avanço para se ajustar a parte superior do corpo.

Registro, orientação e acompanhamento

O ajustador faz o registro de todo o procedimento. Isso é essencial para poder estabelecer um ponto de comparação caso o atleta sofra algum desconforto no futuro.

O feedback do ciclista também é muito importante nessa hora.

O bem-estar é o mais importante no processo de Bike Fit, então é necessário que os ajustes sejam naturais e promovam o conforto, a precisão dos movimentos e a saúde.

A Bike Tech conta com profissionais altamente capacitados e é autorizada a prestar o serviço Trek Bike Fit.

O profissional responsável por aplicar esse método é o Nilton Barbos, com certificado conquistado após passar por um treinamento trazido dos Estados Unidos pela Trek Brasil. Ele já conta com mais de 29 anos de experiência no trabalho com bicicletas e é formado em engenharia mecânica, o que amplia ainda mais a visão sobre o impacto dos ajustes sobre o desempenho e conforto dos atletas.

Ligue para nós e tire suas dúvidas!

Conheça o poder da precisão à favor do esporte.